Loading


Procedimentos

  • Endoscopia digestiva


    É um exame capaz de diagnosticar e tratar algumas das doenças mais comuns do esôfago, estômago e duodeno. Seu principal objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal e pode ser realizado para fins diagnósticos e/ou para tratamento de diversos problemas do sistema digestivo alto.

    O exame tem esse nome, pois é realizado com a ajuda de um aparelho chamado de endoscópio, um tubo flexível que possui uma câmera na sua extremidade, permitindo que o interior dos órgãos sejam filmados. Os endoscópios atuais têm alta definição de imagem.

    As principais indicações para esse procedimento são: investigação de quadros de dor ou desconforto inexplicável no abdome superior, avaliação da gravidade da doença do refluxo gastroesofágico, que não responde ao tratamento clínico inicial, rastreio de alguns tipos de câncer, investigação de quadro de náuseas e vômitos persistentes, varizes de esôfago em pacientes com cirrose e/ou hipertensão portal ou suspeita de anemia por carência de ferro sem causa definida.

image